Ponte Nova, Terca-Feira, 21 de Fevereiro de 2017

facebook Ponte Nova

Processo de registro da “Goiabada Cascão da Região de Ponte Nova” é aprovado pelo IEPHA-MG

22/07/15 |

O processo de registro da “Goiabada Cascão da Região de Ponte Nova” como patrimônio cultural imaterial ponte-novense, retomado pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural e pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semct) em 2014, e ratificado pelo Decreto Municipal nº 9.720/2014, foi aprovado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA -MG).

Ao divulgar a pontuação definitiva do ICMS Cultural referente às atividades desenvolvidas em 2014, o IEPHA confirmou a aprovação do registro de patrimônio imaterial da Goiabada Cascão, bem como a pontuação de 12,43 pontos para Ponte Nova, que manteve a média conquistada no ano anterior, quando o resultado foi de 12,55 pontos.

“Com o reconhecimento do registro por parte do IEPHA, o Conselho de Patrimônio e a Semct poderão investir recursos obtidos através do ICMS Cultural em ações de divulgação, valorização e salvaguarda da Goiabada Cascão da Região de Ponte Nova”, explicou o assessor da Secretaria, Luiz Gustavo Cota.

Goiabada Cascão: registro aprovado pelo IEPHA-MG

Em maio deste ano a equipe da Semct realizou reunião com produtores do doce a fim de se discutir a realização de evento específico, ainda este ano, voltado para a valorização da Goiabada. Em breve a Secretaria e o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural estarão realizando nova reunião com os produtores para a articulação de melhor data e formato para o evento.