Ponte Nova, Sexta-Feira, 18 de Janeiro de 2019

Utilidade Pública: vacinação contra a raiva animal

26/09/18 |

A Prefeitura de Ponte Nova, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) comunica que estará, no próximo sábado (29/09), a partir das 8h, na Praça de Palmeiras, realizando vacinação contra a raiva animal.

A ação, promovida pela Faculdade Dinâmica, se refere ao Dia da Responsabilidade Social, onde alunos apresentam seus trabalhos interdisciplinares. A turma do 4º período do curso de Direito vai trabalhar o tema “proteção aos animais”, onde a Semsa entrará como parceira, levando as vacinas. com o objetivo de atingir aqueles que não conseguiram vacinar seus animais durante a campanha ocorrida recentemente.

A raiva é uma doença que se transmite do animal ao homem. É causada por vírus e é mortal tanto para o animal como para os seres humanos. A doença é transmitida pela saliva de um animal doente através da mordida, arranhão ou lambedura. O cão e o gato são transmissores, mas morcegos, macacos e raposa, por exemplo, podem passar a raiva.

A Vigilância em Saúde alerta, se houver mordedura, que se lave imediatamente o ferimento com água e sabão, procurando uma unidade de saúde municipal para a primeira avaliação, orientação e tratamento. No caso de animais, procure a Vigilância em Saúde (Semsa), se houver modificações de hábitos e comportamento, como: agressividade, recusa de alimentação e água, dificuldade para engolir, boca aberta e baba, procura por lugares escuros e latido diferente. As empresas que possuem grande quantidade de cães também podem fazer o agendamento na Secretaria de Saúde pelo telefone 3817-1120.