Ponte Nova, Quarta-Feira, 26 de Junho de 2019

Semash capacita equipe do Programa Criança Feliz

06/03/19 |

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação (Semash) realizou, nos dias 18 e 19/02, sob a orientação do coordenador do CRAS Willian Chaves de Paula e da assistente social Maria das Graças Lima, capacitação com a equipe do Programa Criança Feliz.

Composta de seis educadores sociais, contratados para atuar nas áreas mais vulneráveis do município, os integrantes do Programa aprenderam dinâmicas e estratégias de atuação para atendimento às famílias a serem atendidas.

Já no dia 20/02 foi a vez de receber orientações sobre o Cadastro Único – CADUNICO e Programa Bolsa Família, por meio da coordenadora do Programa Bolsa Família, Emilene Reis.

O público prioritário para esta etapa do Programa é, além de gestantes, crianças de zero até três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e BPC.

O QUE É O PROGRAMA CRIANÇA FELIZ

O Programa Criança Feliz surge como uma importante ferramenta para que famílias com crianças entre zero e seis anos ofereçam a seus pequenos meios para promover seu desenvolvimento integral.

É uma estratégia alinhada ao Marco legal da Primeira Infância que traz as diretrizes para a formulação e a implementação de políticas públicas para a primeira infância em atenção à especificidade e à relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento infantil e no desenvolvimento do ser humano.

Foi instituído por meio do Decreto nº 8.869, de 5 de outubro de 2016, e alterado pelo Decreto nº 9.579, de 22 de novembro de 2018, de caráter intersetorial e com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.