Ponte Nova, Domingo, 26 de Maio de 2019

Ponte Nova sedia abertura e jogos da etapa microrregional do JEMG

14/05/19 |

A cidade de Ponte Nova sedia mais uma vez, uma etapa microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais, JEMG. De 13 a 18 de maio, mais de 700 alunos-atletas na faixa etária de 12 a 14 anos, e de 15 a 17 anos, respectivamente módulos I e II, oriundos de 38 escolas públicas e particulares e 24 municípios, disputam as modalidades de basquetebol, futsal, handebol, voleibol e xadrez, masculino e feminino, no Ginásio Poliesportivo do Palmeirense, e nas quadras cobertas da Escola Municipal José Maria da Fonseca, Escola Estadual Professor Raymundo Martiniano Ferreira (Colégio Polivalente) e do Instituto Montessori. As equipes campeãs de cada modalidade, em suas faixas etárias e naipes, se classificam para a fase regional que ocorrerá em Além Paraíba, no período de 24 a 26 de junho. Os Jogos são uma realização das Secretarias de Estado de Educação e Esportes de Minas Gerais, em parceria com a Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais, com apoio das prefeituras dos municípios participantes e da Superintendências Regionais de Ensino.
Na segunda-feira, às 12 horas, realizou-se a cerimônia de abertura, no Ginásio Poliesportivo do EC Palmeirense, em que estiveram presentes as seguintes cidades: Amparo do Serra, Araponga Cajuri, Canaã, Dom Silvério, Guaraciaba, Jequeri, Oratórios, Pedra Bonita, Piedade de Ponte Nova, Ponte Nova, Porto Firme, Raul Soares, Rio Casca, Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado, Santo Antônio do Grama, São Miguel do Anta, São Pedro dos Ferros, Sem Peixe, Sericita, Teixeiras, Urucânia e Viçosa.
Durante o desfile das delegações foi respeitado um minuto de silêncio, em respeito aos estudantes envolvidos no acidente automobilístico na regional de Joaíma, com saldo de vários feridos e uma criança morta da cidade de Curral Dentro.
Após a homenagem foi executado o hino nacional, sucedido de pronunciamentos da Superintendente Regional de Ensino, Rosane Name Reis Fialho, da Presidente da Câmara de Vereadores de Ponte Nova, Ana Maria Ferreira, Aninha de Fizica, do Prefeito de Cajuri, Ricardo Andrade, e do Secretário Municipal de Governo de Ponte Nova, Fernando Andrade, representando, na ocasião o Prefeito de Ponte Nova, Wagner Mol Guimarães.
Também compuseram a mesa de autoridades as seguintes pessoas: Antônio Julião Lopes, secretário municipal de Esportes de Sem Peixe, Fabiano Januário Tolentino, secretário municipal de Transportes de Cajuri, Bernardo Freitas e Cleidson Leal, assessores da secretaria municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Isabel Monteiro Marinho de Souza e Poliana Valente, assessoras da Superintendência Regional de Ensino. O locutor apresentador e mestre de cerimônias foi Marcos Dias do Rosário Domingues, atual secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude de Ponte Nova
Um dos momentos mais importantes da cerimônia foi a condução do “Fogo Simbólico” pelos alunos Cristian Alves e Ana Laura Ribeiro Viana, respectivamente do Colégio Polivalente e Escola Nossa Senhora Auxiliadora, com acendimento da Pira Olímpica, juramento pela jovem Gabriela Lisboa Ventura, da Escola Nossa Senhora Auxiliadora.
A fase microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais, em Ponte Nova, terá encerramento no sábado, dia 18, com jogos decisivos, na parte da manhã, no Ginásio Poliesportivo do Palmeirense.