Ponte Nova, Segunda-Feira, 24 de Setembro de 2018

Ponte Nova agora integra o Programa NutriSUS

02/04/18 |

Ponte Nova agora faz parte do Programa NutriSUS e já iniciou o primeiro ciclo 2018 da suplementação nas creches para as crianças menores de dois anos de idade. Há uma estimativa de que um quarto da população mundial tenha anemia, configurando um problema grave de saúde pública, no Brasil, a doença é considerada a deficiência nutricional de maior amplitude. Dentre as pessoas mais susceptíveis para os efeitos prejudiciais da anemia, estão os menores de dois anos de idade devido ao alto requerimento de ferro para o crescimento, que dificilmente é atingido somente pela alimentação. A deficiência de ferro é a principal causa da anemia em crianças, uma vez que a deficiência de outros micronutrientes também prejudica o metabolismo do ferro no organismo.

Para tentar reverter esse quadro no país, o Ministério da Saúde lançou, oficialmente em 2015, a estratégia NutriSUS – Fortificação da Alimentação Infantil com Micronutrientes, que consiste na adição direta de nutrientes (vitaminas e minerais) em pó às refeições de crianças de 6 a 48 meses. Essa estratégia tem como objetivo potencializar o pleno desenvolvimento infantil, a prevenção e o controle das deficiências de vitaminas e minerais na infância, em especial a anemia.

A estratégia foi implantada em creches participantes do Programa Saúde na Escola de todo o país, devido ao tempo em que as crianças permanecem na escola é possível realizar e estabelecer uma rotina na alimentação o que garante a criação de hábitos mais saudáveis.

Essa ação potencializa a capacidade da escola promover saúde, abrangendo crianças a partir dos seis meses de idade. Atualmente o programa encontra-se consolidado em creches, pautado na perspectiva de trabalho conjunto, intersetorial e multidisciplinar entre profissionais de saúde da atenção básica do SUS e profissionais de educação do Programa Nacional de Alimentação do Escolar e da Educação Básica dos municípios.

Para que a criança participe e seja contemplada com o programa NutriSUS em Ponte Nova, é necessária assinatura dos pais ou responsáveis, do Termo de Consentimento que está disponível nas creches e escolas do município.