Ponte Nova, Domingo, 26 de Maio de 2019

Semsa orienta população sobre os riscos da Febre Maculosa

26/09/18 |

Recentemente a preocupação com a Febre Maculosa tem ressurgido. Dois óbitos pela doença foram registrados em Santa Cruz do Escalvado (município limítrofe de Ponte Nova). Sendo assim, a Secretaria Municipal de Saúde alerta a população sobre os riscos da doença e orienta sobre os sinais, sintomas e tratamentos.

A doença se manifesta de forma aguda por meio de sintomas como febre, mal-estar, dor de cabeça, dores musculares, náuseas e vômitos. Pode ocorrer uma erupção cutânea, frequentemente com pele escurecida ou incrustada no local da picada do carrapato.

Diante de contato com áreas favoráveis à presença de carrapatos, a recomendação é que inspeções no corpo sejam realizadas em intervalos curtos de tempo, pois quanto antes os carrapatos forem identificados e retirados do corpo, menor a chance de transmissão da doença. Caso a identificação e retirada do carrapato não seja oportuna é preciso estar atento aos primeiros sintomas da Febre Maculosa, pelo fato de a doença ter uma alta letalidade.

A coordenação da Vigilância em Saúde alerta a população que, quando identificada previamente, a Febre Maculosa responde bem ao tratamento, no entanto, quando o diagnóstico é tardio pode elevar a gravidade da doença. Assim, é fundamental que, diante de sintomas da doença, após o contato em áreas de risco, o paciente procure, imediatamente, o serviço de saúde e relate ao profissional médico que esteve em áreas propícias.

Algumas ações direcionadas de prevenção e controle, com o objetivo de evitar novos casos: